Amigo

Dr. Antonio Carlos Althoff

“Vinde a mim as criancinhas”.

(Jesus Cristo)

Conforme o prometido, hoje vou compartilhar com vocês a história de um pequeno grande amigo, ou melhor, de um grande pequeno amigo.

Gostaria de compreender o que leva uma criança, destituída dos meios normais de comunicação, conseguir angariar tanta amizade e tanto amor em torno de si. Poderíamos dizer: Al! Os mistérios incompreensíveis da vida.

Ele era poderoso. Portador da Síndrome de Down, normalmente os conhecemos como excepcionais . Este pequeno de apenas 5 anos de idade chamava-se H.M.L.J. Tinha algumas complicações orgânicas, um coração fragilizado, desenvolveu artrite, quadro de infecções recorrentes, cansou e nos deu adeus.

Deixou uma grande lição. Hoje tomo a liberdade de homenageá-lo. Ele era grande como poucos de nós o somos. Ele era a essência. Ele era excepcional em tudo. Ele foi e sempre será um eterno e grande amigo.

A foto dele está aqui em frente ao meu computador, eu o estou abraçando e ele sorrindo com aquele sorriso de malandrinho cativante.

Intriga-me o poder que ele tinha. No hospital, em suas diversas internações, deixou todos apaixonado por ele. Todos queriam vê-lo e receber dele o carinho, a paciência, o sorriso e sobretudo a paz que ele transmitia.

Recordou-me Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, que com humildade se fizeram presentes e modificaram o mundo.

H.M.L.J, como diz o compositor “foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar”. Certamente está presente agora entre santos e anjos.

Foi um desses raros e grandes amigos. Permanece no coração de quem com ele conviveu. Obrigado pela oportunidade.

Diz-nos Gibran Kahlil Gibran: “Quando a voz de um amigo se cala, nosso coração continua a ouvir, porque na amizade, todos os desejos, ideais, esperanças, nascem e são partilhados sem palavras, numa alegria silenciosa…

…Quando nos separamos de um amigo, não devemos nos desesperar, pois o que nós amamos nele pode tornar-se mais claro na sua ausência… A amizade é o amadurecimento contínuo e o que há de melhor em nós seja também para o nosso amigo”.

Compartilhamos uma vivência emocional, de coração para coração. Segundo Mateus 5:8 “Felizes os puros de coração, pois verão a Deus”.

E a partir disso idealizamos e concretizamos o projeto de um espaço de inclusão, oferecendo serviços  de Atendimento Psicopedagógico Clínico, Atendimento e estimulação de Criança com Deficiência e Atendimento Psicológico  (Teste Wisc IV).